BEM-VINDOS

sábado, 4 de abril de 2009

Questionário da Lição 01/ 2º trimestre -- Johnnatan Tenório




IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM BEBEDOURO
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
CLASSE HERÓIS DA FÉ

ALUNO: ______________________________ NOTA: ______

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 01 – 2º TRIMESTRE DE 2009.
CORÍNTOS uma igreja FERVOROSA mas não ESPIRITUAL.


1- Nesta lição abordaremos temas importantes para nosso aperfeiçoamento enquanto cristão, para tanto tomamos como base as cartas de Paulo ao coríntios. Em relação á estas cartas assinale:
I- Usaremos como base duas cartas de Paulo; 1 e 2 corintios;
II- Usaremos como base duas cartas de Apolo, 1 e 2 corintios;
III- O autor destas duas cartas foi Paulo o qual escreveu á punho alguns trechos das mesmas (ex: saudação).
IV- As cartas foram escritas devida á necessidade de adverter á igreja de Cristo em coríntos, e diminuir ao Maximo seus problemas e duvidas.
V- Foram quatro cartas escritas por Paulo, das quais restam-nos duas.

Qual o número de questões INCORRETAS:
a) 1
b) 2
c) 4
d) 0
c) 3

2- Apalavra chave da nossa lição é algo que não muitos crentes em coríntos tinha, Espiritualidade. Marque com um X á questão incorreta:

a)Espiritualidade; Termo que descreve as piedosas disciplinas e santas virtudes da vida cristã;
b) Espiritualidade; Qualidade daquilo que é espiritual: a espiritualidade da alma;
c) Espiritualidade; É a manifestação em línguas estranhas;
d) RELIGIOSAMENTE falando espiritualidade nos traz uma versão de um ser não apegado as coisas terrenas (materiais), mas sim as do espírito.

3- Chegando ao ouvidos de Paulo, ás dificuldades, dissensões e problemas (muitos gravíssimos) que aconteciam na igreja em Corinto, o mesmo é guiado e inspirado pelo próprio Deus á escrever-lhes algo que os ajudariam nesta caminhada. Marque V ou F:

[ ] O propósito de Paulo ao escrever era mudar a conduta dos cristão em Corinto.
[ ] Doutriná-los sobre assuntos gerais da vida cristã (matrimônio, liberdade cristã) etc.
[ ] Declarar á todo que era (naquele momento) o mais capacitados entre os discípulos de Jesus portanto não podia ser confundido com os falso profetas.
[ ] Cartas escritas com o propósito de corrigir os ensinamentos de falsos mestres, doutriná-los á respeito do arrebatamento da igreja.
[ ] Cartas também escritas para extinguir á “fanática adesão pessoal de uns (corintos) a Paulo e de outros a Pedro ou a Apolo”



4- Á respeito da cidade de Corintos: “No ano 146a.c á cidade foi destruída por Roma, porém em 44 a.c á própria Roma cuidou de reconstruí-la para se tornar á residência do Governador da província.” Analise:

I-Por conta do fato citado acima coríntos ficou repleta de culturas e religiões, fato que viria á influência e confundir á vida dos moradores da cidade;
II- Corinto era uma cidade contaminada pelo pecado, portanto ser cristão ali se tornará um desafio ainda maior.
III- Havia na cidade de Corinto um templo construído á Deusa Atena, onde “sacerdotisas prostitutas” ofereciam seus corpos aos demônios e aos homens da cidade.
IV- Os deuses e a mitologia grega eram venerados em Corinto, fora isso atraídos pela festa das mil prostitutas da deusa AFRODITE, viajante vinham á cidade e traziam consigo outras religiões e costumes, o que causava mais tensão sobre os primeiros e rejeitados cristãos.



A alternativa correta é:

a) I, II, III estão corretas. c) I, II, IV estão verdadeiras.
c) Todas são verdadeiras d) I, IV são verdadeiras, e)todas são falsas.

5-“ Os crentes de Corintos tinham dons espirituais... mas eram carnais”. Segundo está frase extraída da lição, se faz correto afirmar que:



a)É impossível alguém possuir dons espirituais e ser Carnal.
b) Agitação e movimento são sinônimos de aprovação divina.
c) Muitas pessoas são movidas não pelo fervor espiritual, mas sim pelo emocionalismo (sentimento que é passageiro). Mas á verdadeira espiritualidade está relacionada á vida cristã consagrada.
d)É possível ser um autêntico cristão, dando lugar á carne só de vez em quando.

6- Quanto aos dons espirituais na igreja de Corintos, assinale V ou F:

[ ] Havia abundância de dons na igreja de Corintos. (1co.1.7);
[ ] Os crentes de Corintos se utilizavam dos dons para demonstrarem serem mais santos que os demais;
[ ] Não havia dons espirituais na igreja de Corinto, pois o povo era carnal;
[ ] Corintos nos traz o exemplo de que os dons sendo utilizados de forma errônea, torna os crentes, frios, carnais e ignorantes

7- “Paulo não pode estar tanto tempo em Corinto quanto esteve em Éfeso, daí á principal diferença entre a conduta dos cristãos nessa duas cidades.” Seguindo o raciocínio do comentarista da lição e analisando o contexto histórico demarque com um X á alternatica incorereta:

a) Devido as grandes perseguições apóstolo Paulo passou apenas 1 ano e 3 meses em Corinto. Tempo que não foi o bastante para discípula-los completamente.
b) A vantagem espiritual que os crentes de Éfeso exerciam em consideração de corintos, se deu também pelo fato de Paulo ter-lhes dicipulado durante mais tempo 3 anos.
c) Paulo esteve em Corinto durante um ano e 5 meses discipulando os cristãos.
d) Através da diferença espiritual entre essas duas cidades podemos analisar á verdadeira importância do discipulado. (Ensino que prepara, e ensina o verdadeiro evangelho).

8- Marque V ou F:

[ ] Segundo Paulo (1Co. 15,34) havia falsos crentes na igreja de Corintos.
[ ] Os falsos crentes na igreja em Corinto não influenciavam em nada nas atitudes da igreja;
[ ] Fato parecido com o que estava havendo em Corintos, foi a saída de Israel do Egito onde na ocasião um povo não temente á Deus saiu do Egito com Israel contaminando o povo.
[ ] Seguindo o exemplo de Corinto é correto afirmar que nem todos que estão na igreja são SANTOS e SALVOS.

9- Sobre á falta de ENSINADORES ESPIRITUAIS na igreja de Corintos marque V ou F:

[ ] A igreja de Corintos possuía homens dotados de muita sabedoria, mas de nada adiantava tantos professores sem um verdadeiro Mestre Espiritual.
[ ] Os crentes em Corinto se envaideciam de tanto saber, mas não conheciam os princípios básicos da fé.
[ ] O ensino da palavra de Deus aplicada á nossas vidas nos traz mais condições de vence o mundo;
[ ] Dez vezes na 1ª espistola aos coríntios aparece á frase “não sabeis”, sinal que Paulo notou á falta de sabedoria espiritual dos crentes, e estava os ensinando.

10- Quanto aos pontos positivos da igreja de Corintos. V ou F?

[ ] Mesmo entre a imundície do pecado ainda restavam crentes santificados em Corinto;
[ ] Com todas as turbulências á igreja de Corintos pertencia ao corpo de Cristo;
[ ] A igreja de Corinto melhorou muito após os ensinamentos de Paulo e se voltou á Cristo.
[ ] Não era fácil ser crente em Corinto, mas á igreja no final de tudo demonstrou uma característica inerente á verdadeira igreja de cristo – “Vencedora”.


Autor do Questionário: Johnnatan tenório, secretário da classe de jovens “Heróis da Fé” na Escola Bíblica Dominical da Assembléia de Deus em Bebedouro, Maceió – AL.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails